Coletivo Cultucar, com sede na Casa da Cultura Independente localizada em Cajazeiras - PB é organização cultural sem fins lucrativos. O arranjo produtivo local é pautando suas ações produtivas inseridas principalmente no setor da música, Artes Cênicas, Audiovisual, Literatura, Meio Ambiente a partir dos princípios da Cultura Livre e da Economia Solidária.
Associação de Gestão Colaborativa do Coletivo de Cultura Cultucar
quarta-feira, 4 de maio de 2011
RECID - Rede de Educação Cidadã venha conhecer e participe
A Rede de Educação Cidadã é uma articulação de diversos atores sociais, entidades e movimentos populares do Brasil que assumemsolidariamente a missão de realizar um processo sistemático de sensibilização, mobilização e educação popular da população brasileira e principalmente de grupos vulneráveis econômica e socialmente (indígenas, negros, jovens, LGBT, mulheres, etc), promovendo o diálogo e a participação ativa na superação da miséria, afirmando um Projeto Popular, democrático e soberano de Nação.
Respeitando a autonomia do diversificado trabalho de educação popular em todas as regiões do país, é na forma de rede que a educação cidadã e a promoção de direitos vai acontecer. O objetivo desta ação se realiza na medida em que estes grupos - que ainda hoje se encontram à margem dos direitos garantidos pela Constituição Brasileira e por outras declarações e tratados internacionais - tomem consciência da sua realidade e se organizem, coletivamente, para superar todas as situações de negação de seus direitos, rumo à sua autonomia e emancipação.
Desenvolvemos ações, coordenadas por coletivos estaduais, macrorregionais e nacionais, que buscam envolver num processo de educação cidadã, os movimentos sociais e populares, pastorais populares das igrejas e outras denominações religiosas, organizações não governamentais, movimento sindical e instituições da sociedade em iniciativas de organização comunitária para a conquista dos direitos a caminho da construção de um Projeto Popular para o Brasil.
Trabalhamos a partir dos princípios da Educação Popular crítico-Freireana, com a formação de pessoas, lideranças e entidades em temas como a história e as causas da exclusão econômica e social no Brasil, direitos sociais e humanos, metodologia da educação popular, formas de participação popular, controle social das políticas públicas, comunicação, troca de experiências de conquista de direitos, geração de renda, organização popular, entre outros.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário