Associação de Gestão Colaborativa do Coletivo de Cultura Cultucar

Associação de Gestão Colaborativa do Coletivo de Cultura Cultucar
Promovendo Cidadania através de ações Culturais.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Jornalista resume história do rock e seus representantes

Jornalista resume história do rock e seus representantes
da Livraria da Folha
O rock é um dos gêneros musicais que nunca envelhece e está sempre associado à juventude. A cada nova geração o estilo se renova e passa atender as demandas destes jovens.
Se nos anos 1970 era a campanha contra a guerra do Vietnã, hoje é a liberdade de expressar seus sentimentos. Essa reciclagem faz com que o rock nunca perca seu frescor e ar de novidade.
Todas essas mudanças fazem do gênero um dos mais múltiplos e com mais divergências. "Breve História do Rock", escrito por um pesquisador e ex-integrante de algumas bandas, faz um panorama década a década desde o nascimento do rock.

Das influências da década de 1950 ao grunge dos anos 1990, tudo que foi agregado e modificado na música é apresentado, juntamente com seus principais representantes.
Veja o que mudou no rock nos anos 2000:

"Me chame quando você estiver sóbrio"
Na primeira década do século XXI, o rock continua vivo, mesmo que continue se reciclando; às vezes, como resumiu um jornalista inglês, é possível misturar qualquer elemento sonoro ou visual desde os anos 1940 e estar na moda. Periodicamente, a humanidade passa por um período de pastiche, onde todo mundo recicla e copia todo mundo - e percebe-se que até para plagiar é preciso talento.
Aqui estão alguns novos gêneros que se definiram até agora neste terceiro milênio.
Pop-punk: Combina o descompromisso do punk-rock (podendo chegar a nem incluir contrabaixo) com a melodiosidade do pop. Alguns exemplos são os grupos norte-americanos White Stripes (na verdade, uma dupla) e Yeah Yeah Yeahs.
Reggaeton: O nome vem de "reggae" e "marathon", e o estilo é uma fusão de reggae, rap e ritmos centro-americanos.
Emo: Na verdade, tem suas raízes mais remotas em meados dos anos 1980. O termo é diminutivo de "emocore", por sua vez abreviatura de "emotional hardcore", variação mais melodiosa do punk-rock, com melodias pegajosas. Os primeiros grupos emo surgiram em Washington, com grupos como Rites of Spring; nos anos 1990, houve uma segunda onda emo, cujo representante mais famoso é o Fugazi; uma terceira onda emo começou em 2000, destacando grupos como Death Cab For Cutie, Sunny Day Real Estate e Panic! At The Disco.

Breve História do Rock
Autor: Ayrton Mugnaini Jr.
Editora: Claridade
Páginas: 80
Quanto: R$ 19,00
Onde comprar: Pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário